terça-feira, 13 de setembro de 2011

Virgindade.


Por várias décadas a virgindade teve lugar de destaque na sociedade. Toda essa importância se dava, não apenas pela "pureza" obtida com a ausência de práticas sexuais, mas também pelo simples fato de que uma moça virgem tinha mais valor comercial. E não estou me referindo a prostitutas, essas também eram disputadas a altos valores na sua primeira noite. Contudo, hoje vemos que essa palavra parece ter caído no anonimato, tornou-se obsoleta, entretanto não podemos deixar de observar que ainda há certos conflitos por parte daquelas que ainda não iniciaram sua vida sexual.


Pensando nisso, gostaria de discutir hoje sobre esse assunto.
Qual a importância da virgindade na sociedade atual? Quais os medos encontrados nas meninas que ainda não iniciaram sua vida sexual? O medo de uma gravidez precoce é o principal fator para que uma menina evite a primeira transa? Quais outros fatores contribuem pra isso? A religião tem influência sobre isso? As meninas estão perdendo a virgindade muito cedo?  O que vocês que já passaram por essa experiência têm a dizer as meninas que ainda não passaram? E o que vocês que ainda não iniciaram sua vida sexual têm a perguntar as que já iniciaram?


Vamos ensinar e aprender? Só depende de vocês!

17 comentários:

  1. Acho que atualmente virou a coisa pelo avesso. Enquanto antigamente era obrigação ser virgem e não ser era um escândalo; atualmente se manter virgem é visto como absurdo. Existem grupos que defendem a castidade por questões religiosas, vide a hastag #valeapenaesperar. (Às vezes até aparece em Cristo na hastag). Acho que vale a pena esperar pelo momento certo. Não acho legal fazer só por curiosidade, por pressão do parceiro ou por influência de grupo. (Ou deixar de faze-lo por medo ou influência.)E tem a questão da idade. Acho que vale a pena esperar pela maioridade. Inclusive juridicamente relação sexual com menor de 14 anos é estupro e com menos de 16 é assédio sexual. Eu esperei pela pessoa certa e me decepcionei. Acho que essa coisa da primeira vez é muito super-valorizada. Foi a primeira vez dos dois, teria sido romântico mas foi péssimo!

    ResponderExcluir
  2. Acredito q virgindade tenha a ver com a opnião de cada um(a). Por exemplo: Existem casos em q a garota resolve ser virgem por conta da religião. Outras pq sonham em se casar virgem, outras por respeito a si mesmas... Enfim, cada um pensa como quer...

    ResponderExcluir
  3. Acredito que, este é um momento muito especial na vida de uma garota.Algumas por conta da própria sociedade, não sabem decifrar o que realmente querem, e acabam se envolvendo e se perdendo na vida, em paixãos e fantasias que só existem em seu universo, na maioria das vezes a ausencia dos país contribuem muito para isso, no entanto acabam se tornando mulheres frustadas e indecisas. Aquela que tem uma base familiar, será talvez a que menos sofrerá danos futuros e tendo uma melhor expectativa de relacionamentos.Sandy Moura.

    ResponderExcluir
  4. A família ajuda mas também atrapalha. Pais muito rígidos podem levar a traumas psicológicos sérios Muitas vezes a falta de diálogo e a rigidez levam a menina a ter dificuldades e não ter com quem conversar. Eu mesma cheguei a achar que era frígida. Não me senti segura com o primeiro namorado que tive por que ele era mais experiente. Era cheia de grilos e tive muita dificuldade em me soltar. Atualmente sou bem resolvida mas foi bastante custoso isso.

    ResponderExcluir
  5. Por incrível que pareça ainda hoje existem meninas que sedem a pressão dos namorados apenas por medo de perdê-lo. Ainda é muito comum "meninos" colocarem as moças contra a parede. É aquela velha história de "se você não quer tem que queira". Isso de uma certa forma obriga a menina a ceder e consequentemente a frustar-se, tendo em vista que não estava preparada.
    A pergunta é: O que fazer para evitar/suportar essa pressão? Uma melhor abertura com os pais? Amizades mais companheiras e menos críticas? Diálogos mais sinceros nas escolas?

    ResponderExcluir
  6. Acho que todas estas questões que você levantou são importantes. O diálogo é tudo! Conversar com pais, orientadores (acho que nem existe mais isso nos colégios),psicólogos. Além de amigas, irmãs ou primas mais velhas ajudariam muito.

    ResponderExcluir
  7. Acho que depende de cada pessoa,em saber a hora exata,tenho uma filha de 16 anos e sempre conversei sobre tudo com ela,sempre orientei bem e sempre disse: esse momento é especial,único portanto pensa bem,não faça nada que possa te arrepender mais tarde,sem pressão,pq quem ama não força espera acontecer naturalmente.Bj da Mi e como sempre excelente assunto lindo.

    ResponderExcluir
  8. Eu até tinha uma opinião sobre isso, mas desde que soube que uma menina que eu vi nascer e crescer está gravida não sei mais o que pensar. Falo em relação a influencia dos pais, ela tem uma relação com os pais que é invejável, eles até então eram exemplos pra comunidade e pra susto geral ela engravida aos 14 anos de um rapaz de 17. Que importância ela deu pra virgindade dela? parece que nehuma e parece que não teve medos também. E agora tem q aguentar mta gente que vai olhar ela de outra forma, sempre comentando...

    ResponderExcluir
  9. Nesse caso flor eu vejo que a grande questão não é apenas o olhar crítico da sociedade, afinal considero isso irrelevante, mas a própria formação dessa criança. Qual a maturidade que uma mãe de 14 anos terá para educar um filho? Não que as meninas de 14 anos sejam imaturas, creio que podem ser totalmente competentes para cuidar, mas talvez não sejam para educar. Além do que, isso compromete toda a formação da própria mãe, que começava a andar com as próprias pernas.

    ResponderExcluir
  10. eu acho q a perda da virgindade não deve ser vista como prêmio nem usada como instrumento de chantagem emocional. A perda da virgindade deve vir, fruto de um desejo sexual incontrolável e já amadurecido por diversas outras formas de prazer (masturbação, por exemplo). Aí, naturalmente, numa hora de total descontração e entrega ela irá embora e, logo depois, tudo continuará como dantes no castelo de Abrantes...

    ResponderExcluir
  11. Tenho 20 anos e sou virgem. Nunca namorei.Não é por falta de informação, ou por medo de ficar grávida. Pois é, muitas vezes fico pensando sobre o quão diferente eu sou daquilo que a sociedade hoje em dia prega. Muitas vezes me senti mal por isso, e esse sentimento traz também o medo. Medo da imagem que os homens fazem, medo do erro, o que torna as coisas muito mais difíceos. Hoje em dia a sociedade vê a mulher como fonte de prazer apenas, o que simplesmente me dá náuseas. A mulher é muito mais que isso. O respeito foi esquecido.
    Mas ao meu ver, uma relação sexual é um momento muito íntimo e especial, como o nome diz, trata-se de uma relação, entre duas pessoas, que devem primeiramente respeitar-se.
    Acredito que para a mulher esse é um momento não apenas de prazer físico.
    Tenho amigas que por influencia do outras meninas, perderam a virgindade com um cara que mal conheciam. Não vejo nenhum sentido nisso. Isso não me faz mais feliz ou mais realizada. É apenas uma maneira de ser aceita pelo grupo.

    ResponderExcluir
  12. Tudo pra mim é uma questão de sentimento... acho que tudo tem que acontecer no momento certo e com a pessoa certa, até porque de nada adianta as meninas irem pela cabeça das outras e mesmo perder a virgindade por achar que o menino vai deixa-las, ai sim que deveriam se valorizar mais. Virgindade é algo valoroso, pra perder tem que ser com uma pessoal legal, e principalmente quando a menina sentir que é o momento certo, e nunca em momento algum esquecer o preservativo!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oie estou aqui conhecendo seu blog =) achei bel legal, ja etsou te sgeuindo, poderia me seguir tb, abraço.

    www.girlscosmetic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Meu Deus, muitas perguntas para responder...Nem sei se responderei a todas, mas vou me esforçar...
    Bem, acredito que HOJE a virgindade não é mais um assunto importante na sociedade e sim as doenças que podem ser transmitidas...E o pior disso tudo que o fato de elas acontecerem não é por falta de informação...O fato é que muitas meninas ainda não se sentem preparadas ao ponto de iniciarem sua vida sexual e quando se vem pressionadas pelos amigos que já iniciaram, se sentem “caretas” e o fazem de qualquer jeito e forma...O medo que cercam as meninas atualmente é uma gravidez indesejada, coisa q não deveria ser levada em consideração isoladamentente: as DSTs estão cada vez mais presentes no meio da adolescência e o fato é alarmante para a saúde pública...
    A questão religiosa tem a ver com a decisão de perder a virgindade sim, pois muitas cresceram em ambientes com educação religiosa e com influência que o “certo” seria o sexo depois do casamento...Mas nem mesmo isso faz com que algumas se rendam ao “pecado” ( pelo menos façam isso de forma responsável e consciente das consequências...).
    Devido à informação que está a nossa disposição – ou pela mídia, que distorce muita coisa, ou pela net, que tb não fica pra trás – muitas meninas estão perdendo a virgindade mais cedo e isso é ruim, pois como relatei anteriormente, a falta de preparo e de informações certas, fazem com q elas não aproveitem o que cada fase da vida proporciona de melhor...É assustador o fato de q meninas de 12, 13 anos já sabem sobre sexo, de forma deturpada, do que quando eu tinha a mesma idade há uns 15 anos atrás...Eu ainda brincava de boneca nessa idade e hoje vejo muita menina brincando de “boneco” por aí kkkkkkk
    A minha contribuição a respeito, como já passei por isso, é que se a menina não está preparada ainda, faça como eu: eu busquei informação no lugar certo – na ginecologista – e fui muito elogiada por minha decisão pois me preparei muito bem pra minha 1ª vez em busca do meu bem estar...E isso é o q aconselho a vcs, lindas meninas...
    João...Vc, como sempre, me surpreende com suas perguntas...É a 1ª vez que escrevo tanto kkkkkk...Sucesso sempre!!!

    ResponderExcluir
  15. ahh eu achoo isso nada ver se a menina,maça,mulher sei la se ela quer ela faz se ela n quer ela n faz isso é questão delas não dos homens eu acho.....

    ResponderExcluir
  16. A Leylla Lil disse tudo! E você fez a melhor escolha pra busca da informacão. Parabéns!

    ResponderExcluir
  17. Todos esses comentários pareceram um papo entre pessoas do século XIX. Nossa, virgindade só tem significado histórico.

    ResponderExcluir