terça-feira, 13 de setembro de 2011

Como terminar um relacionamento

Estou iniciando uma série para ajudar homens e mulheres a desfazer os nós de relacionamentos desgastados, condenados ao sofrimento. Vou falar com conhecimento de causa por já ter estado nos dois lados da moeda.

Muitas pessoas têm grande dificuldade em por um ponto final nos relacionamentos, em todo caso, quando existe resistência por parte de um dos parceiros. A série tem por objetivo listar alguns perfis e algumas dicas de como lidar com cada um deles:


                                                          O DRAMÁTICO (A):

Este perfil é um dos mais freqüentes. O dramático utiliza táticas para fazer o parceiro não romper um relacionamento por pena, sentimento de culpa, apreensão. O dramático menciona tudo que já fez por você, tudo que deixou de viver, tudo que abriu mão.

Lembre-se que ninguém tem o poder de mudar as pessoas. Quem muda, o faz por vontade própria e/ou falta de personalidade. Não tenha pena de ninguém. O pior sentimento que um ser humano pode manter por outro é pena. Como se olhar no espelho sabendo que está com alguém por pena?

O dramático quer deixar a entender que ficará abandonado, jogado às traças. Ele cobra demonstrações de afeto que não mais existem entre o casal. Diz que não pode viver sem você. Que o amor dele é suficiente pra ambos.

Ninguém ama sozinho, o amor é um sentimento de troca. Não se prenda a tais apelos, tenha certeza que tudo pode ser superado.

A melhor forma de lidar com esse perfil é com firmeza. Não tenha medo de sair enquanto o outro chora ou implora que fique. O quanto antes é tomada essa decisão, menor será o sofrimento de ambos. Se não tiver coragem de ir embora e deixar o outro, faça-o sem a presença do mesmo, evite o desconforto. Pode parecer uma atitude leviana ou infantil, mas algo tem que ser feito.

E a principal atitude é cessar completamente o contato com essa pessoa. Por mais que se tenha carinho, qualquer tipo de contato será para o dramático um lampejo de esperança, pois ele ainda não consegue conceber a idéia de fim. Apague número de telefone, remova das redes sociais. Tente impossibilitar as formas de contato.

Com algum tempo ambos vão ter a percepção clara de que o término foi a decisão mais acertada, vão superar e seguir em frente com as suas vidas.

By Moisés Nunes - @moisesnuness

7 comentários:

  1. Engraçado, parece que estou lendo a exata descrição de um ex. Demorei bastante p conseguir por fim ao relacionamento, justamente pelas "táticas" que ele usava para me fazer mudar de ideia. É difícil, mas a gente consegue.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí e bola pra frente...

    ResponderExcluir
  3. nossa estou vivendo isso como pode né é horrivel querer o fim e o parceiro nao ...

    ResponderExcluir
  4. Mt bom o post, como é complicado essa vida a dois, gosto mt deste assunto.
    Estou mega seguindo seu blog.
    Venha conhecer meu cantinho. Tbm falo sobre a vida a dois, mas tbm trago as futilidades do mundo femnino. rsrs

    ResponderExcluir
  5. João e Moisés!

    Esse post foi feito para minha pessoa!
    Acabei de passar por esta situação, e é exatamente assim, qualquer telefonema que seja pra resolver alguma pendência acaba se tornando um mundo de expectativas, e o pior é o outro ficar se vitimando o tempo todo, se derrotando o tempo todo, só pra chamar minha atenção, afasta mais ainda quem já não ama mais.
    Adorei, como sempre.
    Bjos da parceira...

    ResponderExcluir