Percorrer os caminhos dessa trama de sonhos, amores e perdas, muitas perdas, é viajar num mundo que pode até não ser o nosso, mas com certeza ele existe e está bem perto de nós.
Ver mulheres transformadas em nada. Submissas, sofredoras, reduzidas a uma insignificância desumana e cruel. Por diversas vezes te dá vontade de invadir a narração, apenas pra tentar mudar o final trágico e inevitável que se desenha diante dos teus olhos. Confesso que muitas vezes fechei o livro e pensei em não mais voltar a ler aquela história de "terror" que fala de mulheres que apanham, são pisoteadas, têm seus sonhos reduzidos ao pó daquela guerra, da qual a única participação que têm é tentar juntar e rejuntar os cacos que ainda lhe sobram de vida. O fato é que não se trata apenas de uma história inventada pelo homem, mas de um relato literário, detalhado, de um mundo que existe, mas que muitas vezes preferimos não saber que ele existe, já que somos impotentes a essa realidade de impunidade e frieza, causada por "homens" que se vestem de fuzis e mísseis para arrancar a beleza, a pureza e a felicidade de milhares de mulheres inocentes.
Esse é um livro que penetra profundamente na vida de quem o lê. Esse não é um simples Best Seller, é um livro perfeitamente escrito para que você tenha conhecimento dessa tragédia humana, e possa entender que por mais problemas e obstáculos que tenha, você é mais que feliz, diante da realidade vivida por essas pobres mulheres.
Vejam esse trecho do livro:
Atenção mulheres:
Vocês deverão permanecer em casa. Não é adequado uma mulher circular pelas ruas sem estar indo a um local determinado. Quem sair de casa deverá se fazer acompanhar de um mahram, um parente de sexo masculino. A mulher que for apanhada sozinha na rua será espancada e mandada de volta para casa.
Vocês não deverão mostrar o rosto em circunstância alguma. Sempre que saírem à rua, deverão usar a burqa. A mulher que não fizer isso será severamente espancada.
Estão proibidos os cosméticos.
Estão proibidas as jóias.
Vocês não deverão usar roupas atraentes.
Só deverão falar quando alguém lhes dirigir a palavra.
Não deverão olhar um homem nos olhos.
Não deverão rir em público. A mulher que fizer isso será espancada.
Não deverão pintar as unhas. A mulher que fizer isso perderá um dedo.
As meninas estão proibidas de freqüentar a escola. Todas as escolas femininas serão imediatamente fechadas.
As mulheres estão proibidas de trabalhar.
A mulher que for culpada de adultério será apedrejada até a morte.
Ouçam. Ouçam bem. Obedeçam. Allah-u-akbar.
- Autor: KHALED HOSSEINI
- Ano de lançamento: 2007
- Número de páginas: 368
Beijos no coração e até a próxima...

Meu Deus como os musulmanos sao machistas !!
ResponderExcluirTambém li e recomendo,o livro é ótimo mesmo!
ResponderExcluirProcurei e não encontrei este livro, vou continuar tentando. Ainda bem que vivemos em um País onde temos liberdade, conseguida à duras penas mas conseguida, muito bom!
ResponderExcluiré um livro maravilhoso eu amei, recomendadíssimo
ResponderExcluir